quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Doenças causadas pela falta de higiene corporal




Dermatoses:
 O grupo das dermatoses está ligado à piodermites, que é uma infecção inflamatória provocadas por bactérias nas camadas da pele. São transmitidas pelo contato principalmente, durante os períodos quentes e úmidos.

Foliculites: São folículos pilosos inflamados que causam coceiras em locais com pelos.

Impertigo: É uma doença comum em crianças e ocorre pelo contágio da pele com locais que estejam contaminados. é mais frequente na região da face ou em partes do corpo que fiquem expostas a objetos engordurados. Ocorre a formação de bolhas que, posteriormente, transformam-se em feridas cobertas por uma crosta.

Larva Geográfica: Um verme que possui ovos, frequentemente encontrado em fezes de cães e gatos. As larvas penetram na pele e se deslocam para a camada de pele, causando coceira. É recomendável que se evite andar descalço em terrenos ou praia que sejam frequentados por cães.

Micose de Praia: Pode surgir em outros ambientes apesar de seu nome. É causando por um fungo que se espalha pela pele, causando manchas arredondadas na nuca, nas costas e no peito. Pode ser evitada com banhos diários e com o hábito de secar bem o corpo. O tratamento é feito com a utilização de antimicóticos.

Pé de Atleta: É uma micose que causa coceira e se manifesta entre os dedos. A pele descama com formação de machas vermelhas, rachaduras que coçam muito. A contaminação ocorre quando há contato dos pés descalços com pisos úmidos, banheiros e piscinas. Uso de sandálias e a secagem entre os dedos é importante para combater o pé de atleta. Pode ser utilizado um antimicótico e o médico deve ser procurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário