quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Saúde: você sabe o que realmente significa?



A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde “não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social”.  Essa definição era avançada para a época em que foi realizada, mas analisando melhor agora podemos perceber que é irreal e subjetiva.
Irreal por que a perfeição é utópica – quem será capaz de alcançá-la? E subjetiva porque bem-estar é uma avaliação indefinível.
Como vida é movimento o único equilíbrio possível é dinâmico. Ou seja, alterado a cada instante. Vivemos e somos seres multidimensionais que agem e reagem em vários níveis.  Não somos apenas o nosso corpo físico, estudado nas escolas médicas, por isso devemos atuar também em nossos corpos emocionais, mentais e energéticos.
Assim como nosso corpo físico é complexo e para entendê-lo precisamos conhecer os sistemas que o compõe e suas interações elétricas e químicas, conhecer os mais diversos mecanismos de suas diferentes células e interações; Pesquisar do macro ao microcosmo, passando pelas ações e reações de cada componente molecular! Nossos corpos emocional, mental e de energia também possuem uma complexa anatomia e métodos de pesquisa próprios. Vários universos interligados.
Imagine uma pessoa. Ela tem pais que lhe conferem uma genética especial através de um código genético – será que só a cor de olhos, cabelos e tendências físicas são passadas ou emocionais e mentais também?
Continuemos a imaginar essa pessoa: a forma como é criada em sua casa, a maneira como é recebida na escola, sua interação com os colegas e adultos fora da família, suas relações sociais além da escola e família, o mundo (clima, animais, fungos, poeira, poluição)... Ela está sujeita a múltiplos fatores que alteram seu “bem-estar” todo o tempo. Sendo assim, voltamos a pensar em saúde como um equilíbrio dinâmico.
Aprender a administrar todas essas variáveis nos mantém saudáveis. Evidentemente a genética conta. Mas, muitas vezes ela apenas aponta tendências e precisamos aprender a lidar com ela. Se tiver uma predisposição genética para alergias respiratórias melhor encapar os travesseiros e colchão e reduzir o contato com agentes alergenos! Se tiver sensibilidade a determinado alimento, melhor evitar ou comer com moderação. Se tiver um temperamento agressivo, melhor aprender técnicas para lidar com ele... Enfim, uma tendência não determina minha vida, vou eu quem vou determiná-la a partir das escolhas que fizer.
Alguns instrumentos são básicos para uma boa saúde. Podemos começar com as medidas higiênicas e não apenas com nosso corpo físico, mas também mental, emocional e de energia. Existem vários exercícios e instrumentos para limpar esses corpos quando nos desequilibramos, da mesma forma que limpamos as mãos quando as sujamos.
Cuidar da alimentação, atividade física e descanso são fundamentais.
E se tudo isso for insuficiente, então, é hora de buscar ajuda profissional. Infelizmente não aprendemos na escola como lidar com a frustração, a raiva, não sabemos dar limite e dizer não, nos sentimos culpados com muita frequência... e tudo isso gera um estresse negativo – uma das maiores causas de todas as nossas doenças, já que nos tira do nosso equilíbrio! Um profissional que vai nos ajudar a voltar ao equilíbrio dinâmico outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário